Entre acordos de vizinhança e representações do imaginário urbano: relações entre espaços públicos e privados em vilarejos nomeados cidades

  • Gisela Barcellos de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Cristiane Harumi Suzuki Universidade Estadual de Maringá
  • Ellen Goto Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Relações entre espaços públicos e privados. Representações da noção de cidade. Sedes de pequenos municípios rurais.

Resumo

Este artigo interessa-se pelas implicações da nomeação de vilarejos como cidade na constituição e na transformação de suas formas urbanas e de suas representações. Postula-se a hipótese de que a elevação de um vilarejo rural à categoria de cidade engendraria uma tensão entre as relações de apropriação estabelecidas anteriormente na forma de um acordo coletivo não verbalizado e a representação do poder público municipal que este espaço público passa a assumir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Barcellos de Souza, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá, mestre pela Université de Paris VIII, doutoranda da Universidade de São Paulo.
Cristiane Harumi Suzuki, Universidade Estadual de Maringá
Estudante do quinto ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM.
Ellen Goto, Universidade Estadual de Maringá
Estudante do quinto ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM.
Publicado
2010-01-08
Como Citar
Barcellos de Souza, G., Harumi Suzuki, C., & Goto, E. (2010). Entre acordos de vizinhança e representações do imaginário urbano: relações entre espaços públicos e privados em vilarejos nomeados cidades. Revista Tecnológica, 75-85. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v0i0.8797