ANÁLISE DE PILARES DE CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA SUBMETIDOS À FLEXÃO COMPOSTA CONFORME A NBR 6118:2014
Palavras-chave:
Flexão composta, Dimensionamento de pilares de concreto de alta resistência, MATLAB.
Resumo
Estudos recentes mostram que o concreto de alta resistência (CAR), além de ser um ótimo recurso para a idealização de elementos estruturais mais esbeltos e espaçados, favorecendo a flexibilidade do projeto arquitetônico, promove também um expressivo aumento da durabilidade para as construções. Estas vantagens estão intimamente ligadas com os conceitos da Engenharia Moderna. Diante deste contexto houve uma movimentação recente no Brasil para atualizar a norma brasileira, a NBR 6118:2007, que trata dos procedimentos de projetos para estruturas de concreto convencional (fck,28 dias ≤ 50 MPa), tendo como resultado a NBR 6118:2014, já ajustada para o CAR (50 MPa < fck,28 dias ≤ 90 MPa). O presente trabalho apresenta uma análise comparativa entre os modelos de cálculo propostos, para as versões antiga e atual da NBR 6118, aplicados especialmente para pilares projetados com CAR e submetidos à flexão composta. Para isso foi desenvolvido uma ferramenta computacional que determina a capacidade resistente de pilares solicitados à flexo-compressão, baseado no equilíbrio de forças, na compatibilidade de deformações para seções de concreto e nos critérios e requisitos colocados pelas referências normativas. O programa desenvolvido permite a produção de duas envoltórias de resistência, correspondentes às diferentes versões da norma. Os resultados demonstraram que para pilares de CAR, o método proposto pela atual NBR 6118 conduz a esforços resistentes evidentemente menores que os obtidos a partir da extrapolação do método da norma antiga. Esses resultados são compatíveis com os previstos na literatura devido ao CAR ter comportamento mais frágil.Downloads
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Publicado
2015-04-20
Como Citar
Gonçalves Júnior, A. A., & Vanderlei, R. D. (2015). ANÁLISE DE PILARES DE CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA SUBMETIDOS À FLEXÃO COMPOSTA CONFORME A NBR 6118:2014. Revista Tecnológica, 181-194. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v0i0.27193
Seção
Artigos
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