Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem. O caso da oficina sistemas de espaços livres, em Maringá
Abstract
Este trabalho aborda práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior a partir da avaliação dos resultados da experiência levada a cabo durante a oficina Sistema de Espaços Livre de Maringá, que reuniu um grupo de pesquisadores, professores e alunos de graduação e de pós-graduação. O resultado desta oficina foi um conteúdo construído coletivamente, de modo menos tradicional se comparado às práticas mais comuns da sala de aula. Assim, a proposta possibilitou que se experimentassem atividades que se aproximaram de novas práticas de ensino-aprendizagem. Entre as particularidades vivenciadas, puderam ser percebidas posturas pedagógicas que se vinculavam a práticas inovadoras, destacando-se, entre elas, a ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender, a reconfiguração dos saberes, a reorganização da relação teoria-prática, o protagonismo, a mediação entre as subjetividades dos envolvidos e o conhecimento, a forma de lidar com o erro e a reconfiguração do tempo e do espaço da aprendizagem. O reconhecimento de que a proposta produzia rupturas com as formas tradicionais de ensinar e aprender possibilitou a compreensão dos resultados altamente positivos desta experiência pedagógica. A reflexão sobre os seus resultados permitiu que se evidenciassem características que possibilitam aplicá-la em outras oportunidades e, até mesmo, em sala de aulaDownloads
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Published
2010-01-08
How to Cite
Silveira, A. M. da, Rego, R. L., Meneguetti, K. S., & Beloto, G. E. (2010). Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem. O caso da oficina sistemas de espaços livres, em Maringá. Revista Tecnológica, 117-125. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v0i0.8775
Section
Articles
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