Ensino de estruturas nas escolas de arquitetura do Brasil: estrutura curricular e recursos didáticos

  • Rita de Cássia Pereira Saramago Escola de Engenharia de São Carlos
  • João Marcos de Almeida Lopes Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Abstract

Este trabalho apresenta os primeiros resultados da pesquisa de mestrado, cujo objetivo é investigar o processo de transferência de conhecimentos sobre Comportamento Estrutural para graduandos dos cursos de Arquitetura do país. Sendo assim, pretende contribuir com o debate sobre a formação tecnológica do arquiteto e, consequentemente, sobre o desempenho profissional da categoria. Para tanto, traça um panorama do estado da arte – identificando as experiências de ensino e as discussões pioneiras nesse campo disciplinar – e, com base em revisão bibliográfica sobre o tema, enumera os aspectos didático-metodológicos considerados necessários ao pleno desenvolvimento de um raciocínio estrutural no processo de formação desses graduandos. Posteriormente, a partir do registro comparativo da estrutura curricular da cadeira de Estruturas e das experiências didáticas atualmente em prática nas escolas brasileiras, pretende verificar a presença ou não dos quesitos previamente identificados. A partir de análise crítica das informações coletadas, os resultados iniciais apontam que a maioria das instituições atende apenas parcialmente aos critérios listados. Dessa forma, esta etapa da pesquisa leva a concluir que a cadeira de Estruturas dos cursos apresenta lacunas em sua composição – por não promover a integração com outras disciplinas e/ou adotar recursos didáticos que favoreçam o conhecimento qualitativo sobre Comportamento Estrutural; o que, por sua vez, pode significar a existência de falhas na formação tecnológica dos arquitetos como um todo. Por outro lado, tais resultados também sugerem a necessidade de uma investigação mais aprofundada dos cursos de Arquitetura que mantêm abordagens diferenciadas de ensino de Estruturas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita de Cássia Pereira Saramago, Escola de Engenharia de São Carlos
Mestranda, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), rita.saramago@netsite.com.br. Endereço: Rua Atílio Valentini, 1018, Bairro Santa Mônica. CEP: 38408-214. Uberlândia (MG) – autor para correspondência.
João Marcos de Almeida Lopes, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
Professor Doutor, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), jmalopes@sc.usp.br. Endereço: Avenida Trabalhador Sãocarlense 400. Bairro Centro. Caixa Postal: 359. CEP: 13566-590. São Carlos (SP).
Published
2010-01-08
How to Cite
Saramago, R. de C. P., & Lopes, J. M. de A. (2010). Ensino de estruturas nas escolas de arquitetura do Brasil: estrutura curricular e recursos didáticos. Revista Tecnológica, 169-179. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v0i0.8811