SISTEMAS DE FACHADAS INOVADORES E CONFORTO TÉRMICO: ESTUDO EM PORTUGAL

  • Helenice Maria Sacht Universidade do Minho.
  • Luis Bragança Universidade do Minho
  • Manuela Almeida Universidade do Minho
  • Rosana Caram Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Carlos
Palavras-chave: Fachada, Eficiência energética, Vidros de elevado desempenho térmico.

Resumo

Apresenta-se neste estudo parte do desenvolvimento de um novo sistema de fachadas: “Módulos de Fachada para Reabilitação Eco-Eficiente de Edifícios” destinado inicialmente a Portugal, focando nesta fase, no desempenho térmico de elementos modulares compostos por vidros duplos. Os elementos modulares analisados nesta fase são compostos por vidros de elevado desempenho térmico. Para o desenvolvimento da pesquisa em questão foi empregado o software DesignBuilder (interface gráfica para o software EnergyPlus), considerando: três tipos de vidros duplos, quatro orientações solares; dois tipos de envolvente e quatro climas portugueses (Bragança, Coimbra, Évora e Faro). São apresentados os resultados de simulações computacionais de desempenho térmico para um modelo típico (25m²). Foram calculadas as necessidades de aquecimento e arrefecimento para climas analisados de acordo com o Regulamento das Características do Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) de Portugal. Tais valores foram utilizados na análise dos resultados. Os resultados indicaram um melhor desempenho térmico para os módulos que combinam vidro de controle solar verde e vidro de auto-limpeza com vidro float extra claro. E ainda, pode ser indicado um tipo de vidro duplo ideal para as localidades nas quais a prioridade são as necessidades de aquecimento (invernos rigorosos); e outro tipo para as localidades onde são maiores as necessidades de arrefecimento (invernos menos rigorosos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helenice Maria Sacht, Universidade do Minho.
Técnica em Edificações pelo CEFET-ES (1999). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (2006). Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela Universidade de São Paulo EESC/USP (2008). Atuação nas seguintes áreas: conforto ambiental, materiais de construção e sustentabilidade dos edifícios. Atualmente doutoranda do Programa de Pós Graduação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Portugal.
Publicado
2012-08-09
Como Citar
Sacht, H. M., Bragança, L., Almeida, M., & Caram, R. (2012). SISTEMAS DE FACHADAS INOVADORES E CONFORTO TÉRMICO: ESTUDO EM PORTUGAL. Revista Tecnológica, 21(1), 13-25. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v1i21.14778