MÉTODO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA APLICADO NO PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÕES EM SHOPPING CENTERS
Palavras-chave:
Shopping Center, Planejamento, Interferências urbanas, AHP (Analytic Hierarchy Process)
Resumo
A atual configuração do urbano brasileiro, seguindo as tendências dos grandes centros urbanos mundiais tem sofrido consideráveis modificações. Dentre elas destaca-se a significativa incorporação dos Shoppings Centers (S.C.) à estrutura das cidades. No sentido dessas alterações, este estudo objetiva avaliar as influências das interferências que a estrutura urbana das cidades causa sobre os processos inerentes à execução de construções no interior das áreas de vendas desses Shoppings Centers. Nesse contexto, adotou-se como ferramenta multicritério para tomada de decisões o método AHP (Analytic Hierarchy Process) como instrumento metodológico. A fim de exemplificar a aplicação da ferramenta, o trabalho propôs sua aplicação em um estudo de caso. O universo de estudo contempla um Shopping que denominamos Shopping Center 01, localizado na zona norte do município do Rio de Janeiro/RJ. Cabe observar que a opção por essa localização foi com o objetivo de buscar uma área densamente populosa com interferências significativas para que o estudo pudesse avaliar um cenário sabidamente complexo. Os resultados revelam que o método foi capaz de simular, baseado nas condições de contorno atribuídas para o Shopping do estudo, quais interferências são preponderantes dentre as contidas na estrutura hierárquica elaborada, o nível, em termos percentuais comparativos, de interfências existentes e conformando assim, um conjunto de dados relevantes no planejamento e gestão da execução das construções nos Shoppings.Downloads
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Publicado
2015-09-10
Como Citar
Oliveira, V. H. M., & Martins, C. H. (2015). MÉTODO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA APLICADO NO PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÕES EM SHOPPING CENTERS. Revista Tecnológica, 24(1), 65-79. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v24i1.25178
Seção
Artigos
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