Avaliação fitoquímica do extrato de Lippia Alba para utilização como antioxidante natural em alimentos

  • Daniel Mantovani Universidade Federal do Paraná
  • Ornella Maria Porcu Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: antioxidantes, plantas medicinais, compostos químicos

Resumo

Este trabalho objetivou caracterizar a presença de substâncias antioxidantes em plantas medicinais as quais possuem amplo uso como condimentos na alimentação. A presença de substâncias antioxidantes tem como ação evitar e prevenir a oxidação em alimentos e dessa forma agem como conservantes naturais. A planta selecionada para o estudo fitoquímico sistemático foi a Lippia alba (sálvia). Comprovou-se a presença de glicosídeos saponínicos, taninos e taninos hidrolisáveis. Portanto, desde que seja seguido os parâmetros técnicos de qualidade, a planta Lippia alba pode ser usada como um ingrediente alimentício podendo atuar como antioxidante natural em alimentos preparados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mantovani, Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos / Departamento de Engenharia Química / Universidade Federal do Paraná.
Ornella Maria Porcu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Departamento de Tecnologia de Alimentos
Publicado
2010-09-08
Como Citar
Mantovani, D., & Porcu, O. M. (2010). Avaliação fitoquímica do extrato de Lippia Alba para utilização como antioxidante natural em alimentos. Revista Tecnológica, 18(1), 69-74. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v18i1.8521