BIOLOGIA REPRODUTIVA DE <em>Plagioscion squamosissimus</em> (TELEOSTEI, SCIAENIDAE) NA REPRESA DE BARRA BONITA, RIO PIRACICABA (SP)

  • Francisco Manoel de Souza Braga UNESP - Rio Claro

Resumen

O período reprodutivo de Plagioscion squamosissimus ocorreu no verão, entre os meses de novembro a fevereiro, e foi caracterizado pela desova do tipo parcelada. O comprimento médio da primeira maturação sexual foi estimado em 24 centímetros, para machos e fêmeas. Peixes mais pesados e com comprimentos maiores que da primeira maturação sexual apresentaram uma fecundidade relativa menor do que a de peixes menores, associando-se isso a uma adaptação à reprodução em ambientes de água doce. O ovário direito é menor do que o esquerdo, com menor número de ovócitos, porém o desenvolvimento dos ovócitos é similar entre ambos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Francisco Manoel de Souza Braga, UNESP - Rio Claro
Possui graduação em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (Instituto Isolado) (1973), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1982). Em 1995 prestou concurso para professor livre-docente, tornando-se professor adjunto e em 2005 tornou-se professor titular por concurso pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência em biologia pesqueira de peixes marinhos e continentais e atualmente tem trabalhado em biologia populacional e ecologia de peixes de riachos Currículo Lattes
Publicado
2008-07-23
Sección
Ciências Biológicas