ALTERAÇÕES MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS PELA REVERSÃO SEXUAL EM TILÁPIA DO NILO, <em>Oreochromis niloticus</em> (Linnaeus, 1757)
Palavras-chave:
alterações morfométricas, Oreochromis niloticus, reversão sexual, Tilápia Nilotica
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a ocorrência de diferenças morfométricas entre machos e fêmeas do grupo de controle e machos e fêmeas obtidos na reversão sexual de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Utilizando técnicas de citogenética, esta espécie demonstrou 2N=44 cromossomos e um leve heteromorfismo no par cromossômico maior em machos, sugerindo um mecanismo sexual de tipo XX/XY, fato que possilbilitou a identificação do grupo de fêmeas que, sob tratamento hormonal, tornaram-se machos. Seis razões morfométricas foram estabelecidas, caracterizando cada grupo. Os machos controle apresentaram estrutura corpórea que, ao filetamento, possivelmente resulte em maior rendimento de carcaça, quando comparado aos machos e fêmeas revertidos, que em nenhum parâmetro diferiram estatisticamente entre si. Fêmeas do grupo de controle apresentaram menor estrutura corpórea, quando comparadas aos demais grupos. Os dados deste estudo sugerem que o hormônio 17-α-metiltestosterona, usado no processo de reversão sexual, afetou significativamente a estrutura corpórea dos peixes submetidos ao tratamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-07-23
Edição
Seção
Ciências Biológicas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista UNIMAR, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)