ALTERAÇÕES MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS PELA REVERSÃO SEXUAL EM TILÁPIA DO NILO, <em>Oreochromis niloticus</em> (Linnaeus, 1757)

  • Licia Maria Lundstedt UEL
  • Julio Hermann Leonhardt UEL
  • Ana Lúcia Dias UEL
Palavras-chave: alterações morfométricas, Oreochromis niloticus, reversão sexual, Tilápia Nilotica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a ocorrência de diferenças morfométricas entre machos e fêmeas do grupo de controle e machos e fêmeas obtidos na reversão sexual de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Utilizando técnicas de citogenética, esta espécie demonstrou 2N=44 cromossomos e um leve heteromorfismo no par cromossômico maior em machos, sugerindo um mecanismo sexual de tipo XX/XY, fato que possilbilitou a identificação do grupo de fêmeas que, sob tratamento hormonal, tornaram-se machos. Seis razões morfométricas foram estabelecidas, caracterizando cada grupo. Os machos controle apresentaram estrutura corpórea que, ao filetamento, possivelmente resulte em maior rendimento de carcaça, quando comparado aos machos e fêmeas revertidos, que em nenhum parâmetro diferiram estatisticamente entre si. Fêmeas do grupo de controle apresentaram menor estrutura corpórea, quando comparadas aos demais grupos. Os dados deste estudo sugerem que o hormônio 17-α-metiltestosterona, usado no processo de reversão sexual, afetou significativamente a estrutura corpórea dos peixes submetidos ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Licia Maria Lundstedt, UEL
Atualmente é Pesquiadora Associada ao Departamento de Genética e Evolução da Universidade Federal de São Carlos e Professora do Centro Universitário Central Paulista. Dentre 2006 a 2007 atuou como pesquisadora convidada do "Institute for Marine Biosciences (IMB) - National Research Council Canada (NRC-Ca). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros, com ênfase em Aqüicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquicultura, Metabolismo e Bioenergética, Enzimologia e Nutri-Genômica. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-23
Seção
Ciências Biológicas