AVALIAÇÃO DE MÉTODOS PARA SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DAS SEMENTES DE CAPIM BRAQUIÁRIA (<em>Brachiaria brizantha</em> cv. Marandu)

  • Gilmar Aparecido Montório UEM
  • Alessandro de Lucca e Braccini UEM
  • Carlos Alberto Scapim UEM
  • Valter Rodrigues Oliveira UEM
  • Maria do Carmo Lana Braccini UFV
Palavras-chave: braquiária, sementes, dormência, germinação, vigor

Resumo

O trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar métodos para a superação da dormência de sementes de capim braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandu), provenientes de um lote, por meio dos testes-padrão de germinação e de envelhecimento acelerado (42ºC, por 48 horas). Os métodos utilizados foram: a) imersão das sementes em ácido sulfúrico concentrado, por 15 minutos; b) incisão das sementes; c) imersão das sementes em água destilada, por 24 horas; d) imersão das sementes em água a 85ºC, por 30 minutos; e) remoção das glumas; f) testemunha (sem tratamento). As contagens de germinação foram realizadas aos 7, 14 e 21 dias após a semeadura. Os métodos mais efetivos, para a superação da dormência das sementes, foram a imersão em ácido sulfúrico concentrado, imersão em água destilada e remoção das glumas, ao passo que a imersão em água quente se mostrou inadequada, para a quebra da dormência de sementes dessa espécie. A incisão das sementes provocou maior mortalidade. Em concordância com o teste de germinação, a escarificação com ácido sulfúrico concentrado foi a que promoveu os melhores resultados quanto ao vigor das sementes. A imersão em água destilada à temperatura ambiente e retirada das glumas podem substituir a escarificação ácida das sementes dessa espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro de Lucca e Braccini, UEM
EDITOR CHEFE. Possui graduação em Agronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), especialização em Horticulatural and Agricultural Research and Development pela The Queen's University of Belfast (1990), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atualmente é Editor-Chefe da Revista Acta Scientiarum (UEM), Editor Associado da Revista Brasileira de Sementes (ABRATES), membro titular do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Agrárias) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e Professor Associado TIDE - Nível B da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Beneficiamento de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, sementes, potencial hídrico, condicionamento osmótico, avaliação da qualidade, manejo e tratos culturais. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-28
Seção
Agronomia