A contra-reforma do Estado no Brasil: uma análise crítica

  • Rodrigo Ferreira Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros
Palavras-chave: Reforma do Estado, Neoliberalismo, Cidadania

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o processo de reforma do Estado no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, delineada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. As análises e reflexões críticas estão apoiadas no método dialético. A bibliografia e a análise documental permitem afirmar que o Estado Brasileiro nos anos 1990 vivenciou por um processo de contra-reforma, marcado pela expropriação de direitos, principalmente os sociais. Este processo está articulado à ascensão do neoliberalismo nos anos 1980, conseqüência da crise do Estado de Bem-Estar Social na década de 1970. Todavia, o projeto de sociedade impetrado pela ideologia neoliberal não é o fim da história, a possibilidade de mudança encontra-se na sociedade civil e na esfera pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ferreira Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros
Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varzelândia-MG. Trabalho orientado pela Prof. doutoranda Rosenária Ferraz de Souza.
Publicado
2011-06-20
Como Citar
Oliveira, R. F. (2011). A contra-reforma do Estado no Brasil: uma análise crítica. Revista Urutágua, (24), 132-146. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i24.10698