Neoliberalismo, Estado e Terceiro Setor: uma análise do Programa "Se Liga Goiás"

  • Claudemiro Godoy do Nascimento Universidade Federal do Tocantins - UFT
Palavras-chave: Neoliberalismo, capitalismo, política educacional, programa, Se Liga Goiás, educação básica,

Resumo

Conhecer o neoliberalismo e a sua lei de mercado globalizado é indispensável para o entendimento dos efeitos da sua lógica em nossas vidas, bem como nas políticas educacionais dos anos 1990 que na realidade brasileira tornaram-se hegemônicas, em especial, a partir do governo FHC. Foi exatamente na década de 1970 que suas idéias começam a ser implementadas na Europa e nos Estados Unidos. Em pouco tempo vários países tinham implantado a ideologia do mercado total. Tais idéias foram organizadas pelos teóricos do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Consenso de Washington. No Brasil e em toda América Latina o neoliberalismo penetrou em todas as esferas institucionais do Estado tendo como máxima a defesa da minimização do Estado e a maximização do setor privado. É a partir dessa compreensão da categoria neoliberalismo que nos propomos a apresentar criticamente a inserção dessa ideologia no Programa educacional “Se Liga Goiás”, especificamente, no município de Itaberaí – GO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemiro Godoy do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás / PUC-Goiás (1999), graduação em Teologia pela Universidade Santa Úrsula (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2005). Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Professor Adjunto I da Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus Universitário de Arraias. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC) na UFT. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Desenvolvimento Regional (UFT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, marxismo, filosofia política, sociologia da educação, sociologia da religião, ciências da religião, cidadania, políticas públicas e políticas educacionais, movimentos sociais e populares, pedagogias alternativas, trabalhadores rurais, metodologia da pesquisa e epistemologia.
Publicado
2011-01-25
Como Citar
Nascimento, C. G. do. (2011). Neoliberalismo, Estado e Terceiro Setor: uma análise do Programa "Se Liga Goiás". Revista Urutágua, (23), 39-52. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i23.10699