Letramento e oralidade:um encontro necessário na Educação Infantil

  • Ellen Barbosa Moura UFF
Palavras-chave: alfabetização, linguagem oral, História da infância, criança.

Resumo

O objetivo deste trabalho é possibilitar reflexão acerca do letramento e algumas de suas implicações na Educação Infantil. Diante disso faz-se um histórico desse segmento, a fim de entender seus meandros atuais, e uma discussão sobre o papel da oralidade para o mesmo. Tal contenda se dará a partir dos conceitos defendidos por autores como Rojo, Tfouni, Goulart, Frago, Havelock. O histórico vai versar sobre o atendimento à criança brasileira ao longo da história. Este é marcado por descaso e interesses políticos e econômicos, esses são alguns dos fatores que explicam as dificuldades e necessidade de pesquisa na atualidade. E a questão do letramento e da oralidade surge como um dos assuntos amplamente discutidos na atualidade dentro da Educação Infantil. Essas reflexões possibilitam a percepção de que - a despeito dos grandes avanços – tanto o atendimento à infância quanto o letramento ainda têm muito que “caminhar”, no intuito de se tornarem práticas reais, conhecidas e realizadas na educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Barbosa Moura, UFF
Universidade Federal Fluminense Departamento de Educação
Publicado
2011-07-08
Como Citar
Moura, E. B. (2011). Letramento e oralidade:um encontro necessário na Educação Infantil. Revista Urutágua, (25), 70-79. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i25.11309