Do(e) fato à poesia: uma utilização dos versos poéticos por uma outra percepção da(e) História
Palavras-chave:
Literatura, subjetividade, educação.
Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso da poesia no ensino de história e a produção do conhecimento histórico e/ou poético escolar. Com o desenvolvimento de um material didático partindo destas propostas, a aplicação do mesmo em uma escola de Ponta Grossa - PR e as decorrentes produções de alguns alunos de sexta série da mesma escola, uma discussão pertinente às diferentes linguagens no ensino de história foi possibilitada, tendo em mente, também, a interdisciplinaridade, o estímulo à leitura, escrita e criatividade dos alunos, além das diferentes dimensões de um aprendizado em história.Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2011-11-10
Como Citar
Souza, M. A. de. (2011). Do(e) fato à poesia: uma utilização dos versos poéticos por uma outra percepção da(e) História. Revista Urutágua, (25), 80-89. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i25.11814
Seção
Ensino & Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)