As “dicas de moda” da Barbie: pedagogias das aparências e da feminilidade para as meninas
Palavras-chave:
Pedagogias da moda, Desaparecimento da infância, Consumo.
Resumo
Este trabalho irá analisar o livro da boneca Barbie: “Dicas de moda”, concebendo-o como uma pedagogia cultural que contribui para a educação das meninas, incutindo noções sobre o uso de roupas para a produção de aparências definidos como apropriados aos segmentos femininos e infantis. Mostraremos que o livro, como mídia impressa divulgadora do estilo Barbie, ensinam as meninas a consumir moda, estilo e beleza, educando-as sob o foco do que é ser feminina e quais são os conteúdos da feminilidade na sociedade e cultura contemporâneas. No decorrer da análise ficará claro que, embora a obra selecionada tente incutir o consumo consciente, o que se constata é que a “boneca e suas dicas”, incitam o consumo de sua imagem e aparência, criando e fazendo circular conceitos sobre as práticas de vestir que devem acompanhá-la.Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2011-04-30
Como Citar
Tomé, D. C. (2011). As “dicas de moda” da Barbie: pedagogias das aparências e da feminilidade para as meninas. Revista Urutágua, (25), 43-59. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i25.12374
Seção
Educação & Gênero
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)