Reflexões sobre a escola, os estudantes e o ensino de Sociologia

  • Leonardo Antonio Silvano Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Escola, Disciplina, Ensino de Sociologia, Estudantes

Resumo

O presente artigo se baseia em algumas considerações sobre a experiência de estágio supervisionado realizado durante a licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Londrina, a partir do segundo semestre de 2009 e durante 2010. Será realizada uma reflexão acerca da escola na tentativa de discutir sobre o seu papel na sociedade, e sobre, como a Sociologia pode se repensar em relação a sua metodologia e conteúdo na prática escolar. O objetivo é discutir a escola e o ensino da Sociologia com base no contexto educacional brasileiro, a partir de seus métodos de disciplinamento. Qual a relação da escola e o ensino de Sociologia com o estudante do ensino médio? Qual é o ponto de vista do jovem sobre a escola e o ensino de Sociologia? Alguns elementos relevantes do ambiente escolar que nortearam a pesquisa serão examinados a partir de um diálogo com autores sobre o tema em questão. Com base nas observações ao longo do estágio supervisionado, o texto tratará sobre o papel da escola na relação com o jovem estudante de ensino médio, a partir dos discursos dos próprios estudantes. Outros elementos relacionados à escola serão abordados ao longo do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Antonio Silvano Ferreira, Universidade Estadual de Londrina
Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC/UEL).
Publicado
2011-06-20
Como Citar
Ferreira, L. A. S. (2011). Reflexões sobre a escola, os estudantes e o ensino de Sociologia. Revista Urutágua, (24), 08-17. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i24.13359
Seção
DOSSIÊ - ENSINO DE SOCIOLOGIA (Orgs.: Ileizi Fiorelli Silva & Zuleika Bueno)