Um discurso sobre o método: a teoria da complexidade e a técnica da problematização adotadas pela Faculdade Ages
Palavras-chave:
Formação acadêmica, Metodologia científica, Problematização, Complexidade
Resumo
Analisa-se o método ativo adotado pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Faculdade AGES), sobretudo no tocante à teoria da complexidade e à técnica da problematização – seus eixos estruturantes –, a partir de um uma entrevista concedida pelo Diretor da instituição à Assessoria de Comunicação, na qual procura definir e defender os pressupostos epistemológicos e as práticas didáticas que compõem o projeto institucional. Discute-se a coerência científica da técnica da problematização e os limites de sua aplicação à relação ensino-aprendizagem e na construção dialética do conhecimento. Em seguida, aborda-se a proposta de ciência complexa de Edgar Morin e sua capacidade de superar as inconsistências da modernidade, bem como suas consequências para a apreensão e a compreensão totalidade, do ponto de vista científico e didático. As reflexões e constatações produzidas constituem uma crítica à concepção de método como um eixo único e unificador da prática educativa, predeterminando a construção do conhecimento e homogeneizando a percepção da realidade.Downloads
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Publicado
2012-05-15
Como Citar
Matos, M. P. S. R. (2012). Um discurso sobre o método: a teoria da complexidade e a técnica da problematização adotadas pela Faculdade Ages. Revista Urutágua, (26), 91-113. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i26.15044
Seção
Ensino & Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)