As Nações Unidas e a Guerra do Iraque: um descompasso
Palavras-chave:
Nações Unidas, Estados Unidos, Guerra do Iraque
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar o papel das Nações Unidas frente à ação unilateral anglo-americana no conflito contra o Iraque, em 2003. Apontaremos as falhas diante das quais a incapacidade da ONU em evitar este conflito armado não só prejudicou a estabilidade do sistema como não garantiu a segurança coletiva internacional. Faremos uma leitura crítica da ação americana e concluiremos no sentido de não atribuir somente à ONU a responsabilidade em não conseguir impedir a guerra, mas, sobretudo, à atuação dos Estados frente à perseguição de seus interesses nacionais, que, muitas vezes, compromete o equilíbrio do sistema e se esquiva das Organizações criadas para regular sua ação internacional.
Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2012-03-22
Como Citar
Rinaldi, A. (2012). As Nações Unidas e a Guerra do Iraque: um descompasso. Revista Urutágua, (26), 149-158. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i26.15496
Seção
Política Internacional
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)