Brinquedo crítico: instrumento de reflexão para construção da cidade como um espaço coletivo

  • Luisa de Oliveira Demarchi Costa Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Crianças, Brinquedo, Direitos, Cidade, Espaços públicos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as reflexões e análises realizadas a partir da intervenção com crianças por meio de um brinquedo crítico a respeito de temáticas referentes ao tempo livre. A vivência com o brinquedo foi feita com seis sujeitos na faixa etária de sete a nove anos, de ambos os sexos. A partir das falas das crianças identificamos categorias de análise: individualismo, consumismo, entendimento da realidade e coletividade. Entendemos que o brinquedo pode servir como um instrumento de intervenção e reflexão sobre a realidade, pois procura argumentar a favor da importância da cidade enquanto espaço de ação coletiva e da efetivação dos direitos humanos, diferentemente da cidade contemporânea em que os interesses individuais e do mercado se sobrepõem ao das pessoas e grupos sociais que sofrem com a exclusão e com a violação de direitos em suas realidades.

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Biografia do Autor

Luisa de Oliveira Demarchi Costa, Universidade Estadual de Maringá
Estudante de Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2013-03-12
Como Citar
Costa, L. de O. D. (2013). Brinquedo crítico: instrumento de reflexão para construção da cidade como um espaço coletivo. Revista Urutágua, (28), 29-38. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i28.16489