Valente em lugar tenente: o movimento da música de protesto
Palavras-chave:
ideologia política, música de protesto, manifestação cultural, música-sociedade.
Resumo
O principal objetivo deste artigo é analisar a Música de Protesto, movimento emergente nos anos imediatamente anteriores ao Golpe Militar (1961-64) e que perdurou até a consolidação do Ato Institucional nº 5 (1968), durante o governo militar. Para a consecução foram analisadas as letras das músicas produzidas nesse período. Pretendeu-se com isso entender o significado político e ideológico deste contexto histórico através das manifestações musicais. Analisando de que maneira a música pode compreender a história e estabelecer a relação música-sociedade.
Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2012-10-19
Como Citar
Paixão, L. A. da. (2012). Valente em lugar tenente: o movimento da música de protesto. Revista Urutágua, (27), 112-124. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i27.17142
Seção
História
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)