Futebol ao sol e a recomposição do sujeito crítico: uma interpretação do filme ‘Linha de passe’

  • Márcia Malcher dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Résumé

Este artigo ensaístico pretende, através de uma interpretação crítica do filme Linha de Passe (Walter Salles; Daniela Thomas, 2008), problematizar diversas questões presentes na narrativa, como o espaço social reificado, o crime, a religião, o trabalho. Com esse intuito, buscaremos recursos relacionados principalmente à Sociologia Urbana em uma interpretação que se utiliza do metacomentário, nos termos de Frederic Jameson. Em vista do potencial utópico circunscrito aos textos culturais, acredita-se que Linha de Passe aponta para a gestação de uma consciência coletiva a partir de uma existência fragmentária, marca tanto da sociabilidade contemporânea como do enredo do filme. Enfim, uma interpretação cujo horizonte está na necessária politização da arte e do futebol-mercado.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Márcia Malcher dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Bachharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Publiée
2013-03-12
Comment citer
Santos, M. M. dos. (2013). Futebol ao sol e a recomposição do sujeito crítico: uma interpretação do filme ‘Linha de passe’. Revista Urutágua, (28), 11-28. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i28.18980