A caracterização dialógica do herói em "Prometeu acorrentado" de Ésquilo

  • Alex Aparecido da Costa

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo do personagem Prometeu na tragédia Prometeu Acorrentado de Ésquilo. A análise, fundada nos elementos dialógicos e cênicos da obra, objetiva a compreensão da situação estática imposta pelo autor ao herói no decorrer peça. Por meio do exame dos diálogos entre Prometeu e os demais personagens, buscou-se identificar os meios que Ésquilo utilizou para caracterizar a situação do herói, principalmente no que diz respeito à sua situação de imutabilidade física e ideológica. Diversos elementos levantados aqui apontam para a tese de que Ésquilo, para enfatizar a situação estática de seu personagem, procurou conjugar em sua obra a imagem de Prometeu acorrentado com falas, do próprio herói e dos demais personagens, que acentuassem esta condição durante a encenação da peça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Aparecido da Costa
Graduado em Letras e em História na UEM, mestrando do Programa de Pós-Graduação em História também pela Universidade Estadual de Maringá, pesquisador do LEAM - Laboratório de Estudos Antigos e Medievais.
Publicado
2014-07-25
Como Citar
Costa, A. A. da. (2014). A caracterização dialógica do herói em "Prometeu acorrentado" de Ésquilo. Revista Urutágua, (30), 83-96. https://doi.org/10.4025/revurut.vi30.21536
Seção
Literatura