Reflexões sobre o Ensino de Filosofia e Sociologia e um breve relato sobre a Prática do Ensino de Sociologia no Ensino Médio
Resumo
o objetivo deste artigo é apresentar uma breve reflexão sobre o ensino de filosofia e sociologia na educação básica. Para tanto, nos apoiamos na bibliografia disponível e em documentos oficiais, principalmente nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. Após apresentar uma breve análise histórica da presença/ausência da filosofia e sociologia no que atualmente chamamos de ensino médio, abordo os principais objetivos destas áreas do saber. Por fim, faço uma breve discussão sobre minha atuação como professor de sociologia no ensino médio, buscando demonstrar como trabalho as categorias de estranhamento e desnaturalização.
Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2014-07-25
Como Citar
Priori, J. (2014). Reflexões sobre o Ensino de Filosofia e Sociologia e um breve relato sobre a Prática do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Revista Urutágua, (30), 27-41. https://doi.org/10.4025/revurut.vi30.22775
Edição
Seção
Ensino & Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)