Instituição do Império Lusitano: Universidade de Coimbra (1523-1559) e a história da educação brasileira

  • Luciana de Araújo Nascimento-Guraldo Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A questão central que se pretende problematizar neste artigo relaciona-se ao papel desempenhado pela Universidade de Coimbra enquanto instituição educativa do Império Lusitano, responsável pela formação dos quadros dirigentes do governo no século XVI.  Dessa forma, no decorrer do texto apresentamos  alguns documentos referente a reforma institucional efetivada no reinado de D. João III que objetivou tornar a instituição um centro de formação do Império. Acreditamos que investigar esse período da vida da Universidade de Coimbra pode colaborar de forma bastante explícita na compreensão da formação humana que se pretendia naquele momento histórico e porque razão o papel desenvolvido pela Universidade pode ser compreendido para além do reino português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Araújo Nascimento-Guraldo, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente é professora colaboradora do colegiado de Pedagogia da Unespar-Fafipa e participa do Laboratório de Estudos do Império Português LEIP-UEM. 

Publicado
2014-07-25
Como Citar
Nascimento-Guraldo, L. de A. (2014). Instituição do Império Lusitano: Universidade de Coimbra (1523-1559) e a história da educação brasileira. Revista Urutágua, (30), 59-70. https://doi.org/10.4025/revurut.vi30.22946
Seção
Históra da Educação