Outra perspectiva para a área das histórias em quadrinhos: o super-herói como modelo moral

  • Jean Machado Senhorinho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Este artigo investiga as causas para o baixo aproveitamento do conteúdo das histórias quadrinhos em trabalhos acadêmicos. Para então, especificamente, problematizar o fenômeno dos super-heróis e oferecer uma perspectiva de estudo. Desenvolve-se a hipótese de que esses personagens podem funcionar como modelos morais para os seus leitores. A base para a conjuração desse trabalho se encontra na articulação entre obras de teor filosófico e as potencialidades narrativas dos quadrinhos. Com a confirmação desta hipótese, procura-se sugerir que os estudos sobre fenômenos das histórias em quadrinhos são profícuos, principalmente, quando abarcam mais de uma disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Machado Senhorinho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Bacharel em Comunicação Social - Hab. Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participou do Programa de Educação Tutorial (PET) da Comunicação Social.
Publicado
2014-07-25
Como Citar
Senhorinho, J. M. (2014). Outra perspectiva para a área das histórias em quadrinhos: o super-herói como modelo moral. Revista Urutágua, (30), 12-26. https://doi.org/10.4025/revurut.vi30.23336
Seção
Comunicação