Outra perspectiva para a área das histórias em quadrinhos: o super-herói como modelo moral
Resumo
Este artigo investiga as causas para o baixo aproveitamento do conteúdo das histórias quadrinhos em trabalhos acadêmicos. Para então, especificamente, problematizar o fenômeno dos super-heróis e oferecer uma perspectiva de estudo. Desenvolve-se a hipótese de que esses personagens podem funcionar como modelos morais para os seus leitores. A base para a conjuração desse trabalho se encontra na articulação entre obras de teor filosófico e as potencialidades narrativas dos quadrinhos. Com a confirmação desta hipótese, procura-se sugerir que os estudos sobre fenômenos das histórias em quadrinhos são profícuos, principalmente, quando abarcam mais de uma disciplina.
Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2014-07-25
Como Citar
Senhorinho, J. M. (2014). Outra perspectiva para a área das histórias em quadrinhos: o super-herói como modelo moral. Revista Urutágua, (30), 12-26. https://doi.org/10.4025/revurut.vi30.23336
Edição
Seção
Comunicação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)