Educdigital: a cultura digital na escola através dos letramentos

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Estadual de Alagoas

Resumo

O presente trabalho adensa em um dos temas mais pertinentes a discussões no âmbito da educação e das letras: os letramentos. Na sociedade em que situamo-nos, nós, seres humanos, vemo-nos na obrigação de adentrar em processos de adaptação perante os avanços na sociedade, onde, atualmente, o principal e mais abrangente avanço social dado caracteriza-se pelo enorme adiantamento dos recursos digitais no mundo em geral, atingindo em grande escala o âmbito escolar. Assim, observa-se que a adaptação da escola na cultura digital deve ser feita de maneira planejada e cuidadosamente aplicada, pois, de modo que determinada tecnologia é acatada precipitadamente na educação, esta só tende a prejudicar todos os processos referentes a esse meio. Nesse sentido, propomos refletir acerca da construção do letramento digital na educação, transformando a escola num âmbito sociocultural apto a adotar a cultura digital de maneira inteligente e capaz de formar e criar mentes críticas e capazes de conviver socialmente.

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Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Estadual de Alagoas
Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pelo Departamento de Letras, Campus III, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Bolsista PIBIC/UNEAL/FAPEAL. Colunista de Língua Portuguesa e Linguística do Portal Educação e, Colaborador do Programa Letras Solidárias - UFC.
Publicado
2016-05-28
Como Citar
Silva Júnior, S. N. da. (2016). Educdigital: a cultura digital na escola através dos letramentos. Revista Urutágua, (33), 38-49. https://doi.org/10.4025/revurut.vi33.28635
Seção
Educação