Cooperativismo: um agente de mudança
Palavras-chave:
Pensamento cooperativista, desenvolvimento, mudança socioeconômica
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar como as ideias cooperativistas nascidas com a Revolução Industrial ainda influenciam as sociedades. O pensamento cooperativista surgiu como uma nova forma de entendimento das relações trabalhistas, tanto econômico quanto sociais, que garantissem igualdade, liberdade, equidade e, sobretudo, humanidade entre as pessoas. A economia solidária como organização econômica visa a estabilização das cooperativas como uma forma de integrar as diversas fases da cadeia produtiva, de maneira solidária e coletiva. Assim, este artigo pretende mostrar como os princípios cooperativistas diferem do pensamento capitalista consolidado, analisando a cooperação como uma ideia de solidariedade e valorização do ser humano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-11-25
Como Citar
Hümmelgen, B. (2016). Cooperativismo: um agente de mudança. Revista Urutágua, (34), 74-86. https://doi.org/10.4025/revurut.vi34.29626
Edição
Seção
História Econômica
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)