Cooperativismo: um agente de mudança

  • Bruno Hümmelgen Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Pensamento cooperativista, desenvolvimento, mudança socioeconômica

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar como as ideias cooperativistas nascidas com a Revolução Industrial ainda influenciam as sociedades. O pensamento cooperativista surgiu como uma nova forma de entendimento das relações trabalhistas, tanto econômico quanto sociais, que garantissem igualdade, liberdade, equidade e, sobretudo, humanidade entre as pessoas. A economia solidária como organização econômica visa a estabilização das cooperativas como uma forma de integrar as diversas fases da cadeia produtiva, de maneira solidária e coletiva. Assim, este artigo pretende mostrar como os princípios cooperativistas diferem do pensamento capitalista consolidado, analisando a cooperação como uma ideia de solidariedade e valorização do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Hümmelgen, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista da Fundação Certi - Centros de Referência de Tecnologia Inovadora.

Graduando do curso de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina. (Departamento de Economia e Relações Internacionais - Centro Sócioeconômico)

Publicado
2016-11-25
Como Citar
Hümmelgen, B. (2016). Cooperativismo: um agente de mudança. Revista Urutágua, (34), 74-86. https://doi.org/10.4025/revurut.vi34.29626
Seção
História Econômica