“Fé, trabalho e suor” ou “ferro, fogo e sangue”? Análise do filme “1492 – a conquista do paraíso” (1992)

  • Jander Fernandes Martins Universidade FEEVALE-RS
Palavras-chave: Cultura, Identidade, Representação, Processos e Manifestações Culturais, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o filme 1492 – A conquista do paraíso. Para tal, recorreu-se a pressupostos teóricos da área de concentração em: Cultura, Representação e Identidade. A partir destes marcos teórico, realizou-se a análise de discurso à luz do postulado de Charaudeau (2012). Seguindo este protocolo metodológico, nos permitiu captar e apreender mais do que Enunciadores e Interpretantes, se constatou que o “fato histórico”, do descobrimento da América, reproduzido cinematograficamente, se pautando-se em um slogan de “fé, trabalho e suor”, ao ser analisada e posto em xeque, à luz dos teóricos que nos respaldam, revelou ser uma relação dialética vertical, na qual o verdadeiro slogan que melhor representaria tal encontro histórico, de um lado europeus, do outro, ameríndios¸ seriaà fogo, ferro e sangue”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jander Fernandes Martins, Universidade FEEVALE-RS
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais - FEEVALE. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação TIC-EDU pela Universidade Federal de Rio Grande- FURG concluída em 2014. Graduado em Pedagogia - Licenciatura Plena (diurno) na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM concluindo em 2011. Atualmente é Concursado em Educação Infantil na Rede Municipal de Campo Bom/RS, atuando e desenvolvendo atividades de Coordenação Pedagógica em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) da mesma rede de ensino. Além disso, participa do Conselho Municipal de Educação (CME) na mesma cidade como Vice-presidente. Também realiza estudos e pesquisas,desde o período da Graduação, na área de Educação com ênfase em: Organização do Trabalho Didático, História da Educação, Educação Infantil, Sociedade e Trabalho, priorizando o enfoque nos Processos e Manifestações Culturais e na Diversidade Étnico-racial.
Publicado
2016-11-25
Como Citar
Martins, J. F. (2016). “Fé, trabalho e suor” ou “ferro, fogo e sangue”? Análise do filme “1492 – a conquista do paraíso” (1992). Revista Urutágua, (34), 28-43. https://doi.org/10.4025/revurut.vi34.33621
Seção
Ensino & Educação