A educação jesuítica entre a secularização e a revolução

  • Felipe Ziotti Narita Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chave: Jesuítas, História da Educação, Revolução Francesa

Resumo

Este artigo pretende investigar a construção do processo de secularização da educação durante a Revolução Francesa. Por meio da análise do "Relatório sobre a organização geral da instrução pública", escrito por Condorcet, em 1792, este trabalho indica que a secularização da instrução, tal como proposta pelos projetos políticos da Revolução Francesa, inscreve-se em um movimento que remete à lenta desagregação do ensino religioso, sobretudo centrado na educação jesuítica, na França: processo que representa o elo entre as propostas de Condorcet e as idéias da Ilustração francesa expressas por La Chalotais, em 1763. Creative Commons License
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Biografia do Autor

Felipe Ziotti Narita, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Graduando em História na UNESP - Franca. Desenvolve pesquisa sobre Jesuítas e História da Educação como bolsista FAPESP. Sob orientação do Prof. Dr. Ivan Aparecido Manoel. Membro do grupo de pesquisa do CNPq intitulado "Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências". Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4261213T5
Publicado
2008-09-15
Como Citar
Narita, F. Z. (2008). A educação jesuítica entre a secularização e a revolução. Revista Urutágua, 16(16), 65-73. https://doi.org/10.4025/revurut.v16i16.3531
Seção
Históra da Educação