A educação jesuítica entre a secularização e a revolução
Palavras-chave:
Jesuítas, História da Educação, Revolução Francesa
Resumo
Este artigo pretende investigar a construção do processo de secularização da educação durante a Revolução Francesa. Por meio da análise do "Relatório sobre a organização geral da instrução pública", escrito por Condorcet, em 1792, este trabalho indica que a secularização da instrução, tal como proposta pelos projetos políticos da Revolução Francesa, inscreve-se em um movimento que remete à lenta desagregação do ensino religioso, sobretudo centrado na educação jesuítica, na França: processo que representa o elo entre as propostas de Condorcet e as idéias da Ilustração francesa expressas por La Chalotais, em 1763.
A educação jesuítica entre a secularização e a revolução by Revista Urutágua is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at periodicos.uem.br.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-09-15
Como Citar
Narita, F. Z. (2008). A educação jesuítica entre a secularização e a revolução. Revista Urutágua, 16(16), 65-73. https://doi.org/10.4025/revurut.v16i16.3531
Edição
Seção
Históra da Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)