O Uso da Etnografia no Estágio Supervisionado em Sociologia no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT
Resumo
O trabalho aborda a relação entre pesquisa e ensino por meio da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. Procurou-se analisar em que medida o uso do método etnográfico contribui para os estudantes estagiários desenvolverem reflexões sobre a escola, o estudante, o professor e os demais atores que fazem parte da dinâmica escolar cotidiana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de técnicas como revisão bibliográfica e entrevistas. Concluímos que o estágio supervisionado refletido a partir da atividade de pesquisa contribuí para o estudante de licenciatura motivar-se para a vida acadêmica, construindo argumentos desde a graduação que a licenciatura é uma formação que deve estar vinculada à pesquisa, assim à etnografia durante o estágio contribui para fortalecer a relação entre pesquisa e ensino, logo garante ao estagiário refletir sobre os principais desafios presentes na realidade escolar cotidiana.