O Uso da Etnografia no Estágio Supervisionado em Sociologia no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT

  • Silvana Maria Bitencourt Universidade Federal de Mato Grosso
  • Francisco Xavier Freire Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: pesquisa, licenciatura, formação docente, Sociologia.

Resumo

 

O trabalho aborda a relação entre pesquisa e ensino por meio da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. Procurou-se analisar em que medida o uso do método etnográfico contribui para os estudantes estagiários desenvolverem reflexões sobre a escola, o estudante, o professor e os demais atores que fazem parte da dinâmica escolar cotidiana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de técnicas como revisão bibliográfica e entrevistas. Concluímos que o estágio supervisionado refletido a partir da atividade de pesquisa contribuí para o estudante de licenciatura motivar-se para a vida acadêmica, construindo argumentos desde a graduação que a licenciatura é uma formação que deve estar vinculada à pesquisa, assim à etnografia durante o estágio contribui para fortalecer a relação entre pesquisa e ensino, logo garante ao estagiário refletir sobre os principais desafios presentes na realidade escolar cotidiana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Bitencourt, Universidade Federal de Mato Grosso
Professora Adjunta III do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal do Mato Grosso ( Campus Cuiabá) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFMT, possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado/2001), Doutorado (2011) e Mestrado (2006) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizou estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal em 2010). É coordenadora do Núcleo Interinstitucional de Estudos das Violências e da Cidadania (NIEVCi), líder do grupo de pesquisa (CNPq) Saúde do Corpo, Gênero e Gerações e pesquisadora da Rede Ibero-Americana Ciência, Gênero e Tecnologia , membro associada da Sociedade Brasileira de Sociologia. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Teoria sociológica e com ênfase em Estudos de gênero e educação atua principalmente nos seguintes temas: Estudos de gênero, Feminismos,Carreira Científica, Maternidade, Sociologia do Corpo e Ensino de Sociologia, coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT entre maio de 2013 a maio de 2015.
Francisco Xavier Freire Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, Associado I, lotado no Departamento de Sociologia e Ciência Política. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMT. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/IL- UFMT. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000). Coordenador do Subprojeto PIBID Sociologia/Ciências Sociais - UFMT. Coordenador do GT Sociologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Sociologia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade (GEPECS) CNPq/UFMT. Tem experiências em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da Sociologia do Esporte, Sociologia da Violência e e Sociologia da Educação. Leciona Sociologia Teoria Social Clássica no PPG Sociologia e Sociologia I, Sociologia V, Sociologia da Cultura, Sociologia Urbana no Curso de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, Sociologia Urbana, Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte, Sociologia do Trabalho. Suas Pesquisas abrangem os seguintes temas: ensino de sociologia, formação de professores, cultura brasileira, pensamento social, megaeventos esportivos, etno-desporto indígena, relações de trabalho, modernidade, futebol indígena, trânsito em Cuiabá/MT, futebol brasileiro, civilização, Lei Pelé, mercado de trabalho no futebol e violência.
Publicado
2017-05-31
Como Citar
Bitencourt, S. M., & Rodrigues, F. X. F. (2017). O Uso da Etnografia no Estágio Supervisionado em Sociologia no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT. Revista Urutágua, (35), 138-152. https://doi.org/10.4025/revurut.vi35.36774
Seção
DOSSIÊ Sociologia Escolar: práticas, políticas e formação docente. (ORG) Fagner Carniel & Alexandre Jeronimo Correa Lima