O ensino de sociologia e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: os desdobramentos de uma política educacional

  • Marcela de Oliveira Nunes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino, política educacional, PNEDH, educação em direitos humanos

Resumo

O texto em questão, subsidiado pela sociologia das políticas educacionais, especificamente das contribuições de Roger Dale, avaliou as orientações do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) para a educação básica concernentes à currículo e formação docente, seguindo o percurso metodológico de mandato, capacidade e governança (mandate, capacity, governance). A partir disso, buscou-se apreender como o processo de implementação da política de educação em direitos humanos (EDH), em sua concepção, princípios e ações programáticas vincula-se ao ensino de sociologia, visto que na etapa de mudança das condições reais que possibilitaria a consecução das metas do PNEDH, os modelos de gestão e a própria distribuição de responsabilidades entre os agentes foram um insucesso imputando à disciplina de sociologia e, consequentemente, aos professores que atuam na área o cumprimento das diretrizes curriculares de uma educação que deveria ser multidimensional e abarcar todas as demais disciplinas escolares.

 

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Biografia do Autor

Marcela de Oliveira Nunes, Universidade Estadual de Londrina
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Educação pela UEL. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e professora de Sociologia da rede estadual de ensino do Paraná.
Publicado
2017-05-31
Como Citar
Nunes, M. de O. (2017). O ensino de sociologia e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: os desdobramentos de uma política educacional. Revista Urutágua, (35), 102-117. https://doi.org/10.4025/revurut.vi35.36849
Seção
DOSSIÊ Sociologia Escolar: práticas, políticas e formação docente. (ORG) Fagner Carniel & Alexandre Jeronimo Correa Lima