O ensino de sociologia e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: os desdobramentos de uma política educacional
Resumo
O texto em questão, subsidiado pela sociologia das políticas educacionais, especificamente das contribuições de Roger Dale, avaliou as orientações do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) para a educação básica concernentes à currículo e formação docente, seguindo o percurso metodológico de mandato, capacidade e governança (mandate, capacity, governance). A partir disso, buscou-se apreender como o processo de implementação da política de educação em direitos humanos (EDH), em sua concepção, princípios e ações programáticas vincula-se ao ensino de sociologia, visto que na etapa de mudança das condições reais que possibilitaria a consecução das metas do PNEDH, os modelos de gestão e a própria distribuição de responsabilidades entre os agentes foram um insucesso imputando à disciplina de sociologia e, consequentemente, aos professores que atuam na área o cumprimento das diretrizes curriculares de uma educação que deveria ser multidimensional e abarcar todas as demais disciplinas escolares.