Gênero e Diversidade Sexual em foco: avaliação dos livros didáticos de Sociologia
Resumo
Este trabalho apresenta dados parciais da pesquisa “A Sociologia e o debate acerca das questões das diversidades no ensino médio: uma análise das temáticas de gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia do PNLD de 2015” com o objetivo de avaliar de que modo o conteúdo de gênero e diversidade sexual foi apresentado nos livros didáticos de Sociologia disponíveis para serem utilizados pelo sistema de ensino. Após sistematizar quais conceitos e dimensões da temática de gênero e diversidade sexual são determinados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela própria literatura especializada, os capítulos das seis obras foram analisados identificando conceitos e termos que remetem ao tema em questão, na tentativa de compreender como os autores desses livros incorporaram essas temáticas dentro dos conteúdos sociológicos e quais exemplos e referências utilizaram para discutir essas questões com o público do ensino médio. Considerando que o livro didático é o material que subsidia o processo de ensino-aprendizagem na escola, é salutar compreender como o gênero e a diversidade sexual foram abordados. A pesquisa concluiu que somente duas obras possuem um capítulo exclusivo sobre o tema e o abordam por meio de diferentes perspectivas do campo das ciências sociais, dando uma dimensão completa dos conceitos; as demais obras apresentam de forma diluída o tema, deixando até mesmo de fazer menção a conceitos indispensáveis para a compreensão do assunto.