De volta ao cotidiano da escola: um diálogo com Lahire e Dubet

  • Alexandre Jeronimo Correia Lima Universidade Federal do Paraná/ SEED
  • Fagner Carniel Universidade Estadual de Maringá
  • Manoel Moreira de Souza Neto SEDUC-CE e Universidade Federal do Paraná
  • Tábata Larissa Soldan Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Pesquisa Educacional, Cotidiano Escolar, Bernard Lahire, François Dubet

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre as possibilidades e os limites das abordagens empíricas de François Dubet e Bernard Lahire no que se refere à compreensão das dinâmicas escolares, das interações sociais, da socialização e da disposição para pensar a prática do ensino de sociologia.  Salvaguardadas as necessárias contextualizações, adaptações e limitações a serem consideradas, creditamos à antropologia da interdependência e à sociologia da experiência potencial heurístico para o refinamento das estratégias de pesquisa na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Jeronimo Correia Lima, Universidade Federal do Paraná/ SEED
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2009 - Bachalerado; 2010- Licenciatura) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2012), doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Ensino de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de sociologia, sociologia, currículo, metodologia de ensino e sociologia do conhecimento. Docente colaborador do projeto LENPES-UEL (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia) e integrante do grupo de pesquisa CNPQ Pensamento Social Brasileiro - UFPR.
Publicado
2017-05-31
Como Citar
Correia Lima, A. J., Carniel, F., Neto, M. M. de S., & Soldan, T. L. (2017). De volta ao cotidiano da escola: um diálogo com Lahire e Dubet. Revista Urutágua, (35), 180-196. https://doi.org/10.4025/revurut.vi35.36859
Seção
DOSSIÊ Sociologia Escolar: práticas, políticas e formação docente. (ORG) Fagner Carniel & Alexandre Jeronimo Correa Lima