UM LUGAR NA HISTÓRIA DO BRASIL: as representações dos povos indígenas nos livros didáticos
Palavras-chave:
Livros Didáticos, Indígenas, Identidade, Diversidade Cultural, Preconceito
Resumo
Este artigo analisa as representações dos povos indígenas em alguns livros didáticos de História publicados entre o final do século XIX e meados do século XX, com o objetivo de responder de que forma as imagens ali veiculadas estimularam preconceitos e ocultaram a importância das comunidades indígenas na constituição da identidade brasileira. Pretende-se, ainda, identificar mudanças e permanências em relação à temática indígena abordada nos livros didáticos de História da atualidade, por meio de pesquisa no Guia de Livros Didáticos – Ensino Fundamental - Anos Finais – PNLD 2017. A partir desses resultados, discutir a valorização do estudo da temática indígena nas aulas de História.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-05
Como Citar
Prado, A. P. L. (2019). UM LUGAR NA HISTÓRIA DO BRASIL: as representações dos povos indígenas nos livros didáticos. Revista Urutágua, (37), 115-127. https://doi.org/10.4025/revurut.vi37.37523
Edição
Seção
História
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)