Construção de uma proposta de currículo mínimo de políticas públicas e educação política para a sociologia no ensino médio
Resumo
A pesquisa objetivou compor diretrizes para um currículo mínimo de temas e conceitos fundamentais da área multidisciplinar do campo de públicas; atualizar potencialidades da Sociologia para promoção do empoderamento cidadão para gestão social e construir programa didático de políticas públicas, considerando: 1- lacuna de conceitos referentes às políticas públicas no currículo do referido Ensino Médio, 2 – falta de orientação para a participação da população no acompanhamento e avaliação das ações públicas. A metodologia compreendeu: 1) Análise dos livros didáticos de sociologia PNLD 2015; 2) Consulta às ementas de cursos com foco no campo de públicas; 3) Entrevista com coordenadores de cursos superiores em Sociologia; 4) aplicação de um roteiro de entrevista entre professores de sociologia do Ensino Médio; 5) Consulta aos especialistas no campo de públicas; e 6) Observações de aulas de Sociologia na escola pública. Também, incorporou proposta de unidades didáticas integradas e enfatiza a Educação Política para orientar a interação civil no redesenho da Engenharia Institucional do Estado Democrático de Direito na constituição da esfera social para o aprofundamento da Democracia Substancial.