Construção de uma proposta de currículo mínimo de políticas públicas e educação política para a sociologia no ensino médio

  • Jose Irivaldo Alves Oliveira Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Cátia Wanderley Lubanbo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO
  • George SoarOARES VILAR FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - FUNDAJ
Palavras-chave: Campo de Públicas, Políticas Públicas, Sociologia e Ensino Médio

Resumo

A pesquisa objetivou compor diretrizes para um currículo mínimo de temas e conceitos fundamentais da área multidisciplinar do campo de públicas; atualizar potencialidades da Sociologia para promoção do empoderamento cidadão para gestão social e construir programa didático de políticas públicas, considerando: 1- lacuna de conceitos referentes às políticas públicas no currículo do referido Ensino Médio, 2 – falta de orientação para a participação da população no acompanhamento e avaliação das ações públicas. A metodologia compreendeu: 1) Análise dos livros didáticos de sociologia PNLD 2015; 2) Consulta às ementas de cursos com foco no campo de públicas; 3) Entrevista com coordenadores de cursos superiores em Sociologia; 4) aplicação de um roteiro de entrevista entre professores de sociologia do Ensino Médio; 5) Consulta aos especialistas no campo de públicas; e 6) Observações de aulas de Sociologia na escola pública. Também, incorporou proposta de unidades didáticas integradas e enfatiza a Educação Política para orientar a interação civil no redesenho da Engenharia Institucional do Estado Democrático de Direito na constituição da esfera social para o aprofundamento da Democracia Substancial.


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Biografia do Autor

Jose Irivaldo Alves Oliveira Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Doutor em Ciências Sociais. Doutorando em Direito e Desenvolvimento.Mestre em Sociologia e Especialista em Direito Empresarial. Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). Exerceu o cargo de Analista Judiciário do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA durante sete anos. Tem experiência no magistério superior, com ênfase em Direito Ambiental, Empresarial, Consumidor, Teoria Geral do Estado e Introdução ao Estudo do Direito, Sociologia Geral e Jurídica. É doutor em ciências sociais. É professor efetivo do curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Campina Grande, Ciência Sociais e Educação do Campo, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido (CDSA). É pesquisador com ênfase em conflitos ambientais, meio ambiente, sociedade de risco, legislação ambiental e políticas públicas. É membro atuante em diversos grupos de pesquisa, seja como líder ou membro, quais sejam: Direito, Estado e Desenvolvimento Sustentável; Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável; cujas linhas de pesquisa são: direito e ecologia política: e o uso e acesso aos recursos naturais; ecologia política e políticas públicas, designer institucional e desenvolvimento sustentável. Encontra-se envolvido com núcleo de estudos em meio ambiente, desenvolvimento sustentável e território. Outro destaque que podemos fazer é sua atuação extensionista preocupada com a capacitação das comunidades e a disseminação do conhecimento na sociedade, norteada pela preocupação estabelecer uma relação profícua entre universidade e comunidade. Sua atuação na docência já conta com passagens por outras instituições de ensino superior, tendo desenvolvido até o presente momento atividades de ensino, pesquisa e extensão. É membro da rede de pesquisa WATERLAT, http://www.waterlat.org/Members.html#brazil. E-mail: irivaldos@uol.com.br ou prof.irivaldo@ufcg.edu.br
Cátia Wanderley Lubanbo, FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO
Possui mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). É pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco e docente permanente no Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP) da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou na Escola de Governo e Políticas Públicas/Fundaj desde o seminário inaugural - A Reforma da Administração Pública: possibilidades e obstáculos realizado em 1998, até 2006, período em que foi docente no Curso de Mestrado Profissionalizante em Gestão Pública. Tem experiência na área de Políticas Públicas e Desenvolvimento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos do Poder Local, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública local, políticas sociais, descentralização e participação popular. Em 2003 realizou estágio de pesquisa em Políticas Públicas na Universidade do Texas em Austin . De 2008 a 2009, desenvolveu pesquisa sobre gestão territorial na Fundação Getúlio Vargas-SP, no âmbito do pós-doutorado. Atuou como Coordenadora Pedagógica no Curso de Formação de Gestores Culturais do Nordeste na Fundaj em 2012. Entre janeiro e abril de 2013 realizou estágio de pesquisa no Laboratório de Dinâmicas Territoriais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente é Responsável Estadual da PROREDES/IPEA para a pesquisa Governança Metropolitana no Brasil desenvolvida na Fundaj e realiza pesquisa sobre monitoramento de indicadores municipais de sustentabilidade urbana no âmbito de projeto conveniado Fundaj/MGP/BID/Prefeitura Municipal de João Pessoa. Atualmente é Coordenadora dos Programas Institucionais da Fundação Joaquim Nabuco.
George SoarOARES VILAR, FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - FUNDAJ
GRADUADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. MESTRE EM ENSINO DE SOCIOLOGIA PELA FUNDAJ
Publicado
2017-12-28
Como Citar
Alves Oliveira Silva, J. I., Lubanbo, C. W., & VILAR, G. S. (2017). Construção de uma proposta de currículo mínimo de políticas públicas e educação política para a sociologia no ensino médio. Revista Urutágua, (36), 137-157. https://doi.org/10.4025/revurut.vi36.38276
Seção
Sociologia