Processo de Distensão e Transição Democrática (1974-1989) e a utilização de novas linguagens no ensino de História: experiências no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

  • Vinícius de Oliveira Bezerra
  • Gabriella Assumpção da Silva Santos Lopes
  • Juliana Ferreira de Farias
Palavras-chave: Ditadura Civil-militar, Novas linguagens, Ensino de História, Pibid

Resumo

O presente artigo é resultado das experiências vivenciadas no projeto “Produção midiática no processo de Distensão e Transição Democrática Brasileira (1974-1989)”, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto foi desenvolvido entre os dias 17 de agosto e 8 de setembro de 2015 em uma escola na cidade de Campo Grande/MS. O objetivo do projeto foi trazer para dentro do ambiente escolar a discussão sobre a Ditadura civil-militar, dando foco ao processo de Distensão e Transição do regime e o papel das mídias nesse contexto. No desenvolvimento das aulas utilizamos a metodologia de aula expositiva dialogada, adotando a docência compartilhada entre os membros do grupo. Como instrumento de avaliação final, propusemos aos alunos a produção de um estudo dirigido para análise de 3 tipos de mídias. Acreditamos que o projeto cumpriu com os objetivos propostos, construindo junto aos alunos uma postura crítica em relação à realidade que os cerca, especificamente com relação às mídias, a Ditadura civil-militar e ao processo de Distensão e Transição democrática.

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Biografia do Autor

Vinícius de Oliveira Bezerra
Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Gabriella Assumpção da Silva Santos Lopes
Mestranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Juliana Ferreira de Farias
Graduanda em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Publicado
2017-12-28
Como Citar
Bezerra, V. de O., Lopes, G. A. da S. S., & Farias, J. F. de. (2017). Processo de Distensão e Transição Democrática (1974-1989) e a utilização de novas linguagens no ensino de História: experiências no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Revista Urutágua, (36), 43-51. https://doi.org/10.4025/revurut.vi36.39159
Seção
Ensino & Educação