Processo de Distensão e Transição Democrática (1974-1989) e a utilização de novas linguagens no ensino de História: experiências no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Palavras-chave:
Ditadura Civil-militar, Novas linguagens, Ensino de História, Pibid
Resumo
O presente artigo é resultado das experiências vivenciadas no projeto “Produção midiática no processo de Distensão e Transição Democrática Brasileira (1974-1989)”, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto foi desenvolvido entre os dias 17 de agosto e 8 de setembro de 2015 em uma escola na cidade de Campo Grande/MS. O objetivo do projeto foi trazer para dentro do ambiente escolar a discussão sobre a Ditadura civil-militar, dando foco ao processo de Distensão e Transição do regime e o papel das mídias nesse contexto. No desenvolvimento das aulas utilizamos a metodologia de aula expositiva dialogada, adotando a docência compartilhada entre os membros do grupo. Como instrumento de avaliação final, propusemos aos alunos a produção de um estudo dirigido para análise de 3 tipos de mídias. Acreditamos que o projeto cumpriu com os objetivos propostos, construindo junto aos alunos uma postura crítica em relação à realidade que os cerca, especificamente com relação às mídias, a Ditadura civil-militar e ao processo de Distensão e Transição democrática.Downloads
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Publicado
2017-12-28
Como Citar
Bezerra, V. de O., Lopes, G. A. da S. S., & Farias, J. F. de. (2017). Processo de Distensão e Transição Democrática (1974-1989) e a utilização de novas linguagens no ensino de História: experiências no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Revista Urutágua, (36), 43-51. https://doi.org/10.4025/revurut.vi36.39159
Edição
Seção
Ensino & Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)