Dualismo educacional na educação jurídica do campo: Notas sobre o caso Turma Evandro Lins e Silva
Palavras-chave:
Educação jurídica, Educação do Campo, Dualismo Educacional, Pronera.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo identificar e problematizar alguns dualismos educacionais que perpassam a educação jurídica formal ofertada aos povos campesinos por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Com base em uma pesquisa etnográfica sobre a Ação Civil Pública que buscou impedir a criação da primeira turma de graduação em direito para beneficiários da Reforma Agrária na Universidade Federal de Goiás (UFG), busca-se, em um primeiro momento, expor os argumentos do Ministério Público Federal (MPF), contrário ao projeto, que motivaram o ajuizamento do processo judicial que pretendia impedir a oferta de educação jurídica no campo. Em um segundo momento, pretende-se analisar os argumentos do MPF sob a ótica de alguns dualismos existentes no sistema de ensino formal brasileiro. Ao final, torna-se possível perceber que, ao tentar impedir que beneficiários da Reforma Agrária se tornassem bacharéis em direito, o MPF reafirma alguns dualismos, tais como: educação intelectual versus manual, ensino superior versus educação básica, educação jurídica versus educação do campo, e rural versus urbano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-12-28
Como Citar
Spiess, M. A. (2017). Dualismo educacional na educação jurídica do campo: Notas sobre o caso Turma Evandro Lins e Silva. Revista Urutágua, (36), 158-175. https://doi.org/10.4025/revurut.vi36.39415
Edição
Seção
Pensamento Social
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)