Facebook: recepção e conflitos entre identidades mestiça e negra no seriado “Sexo e as Negas”

  • Andréa Rosendo da Silva UFPR
  • Viritiana Aparecida de Almeida UFPr
  • Nelson Rosário de Souza UFPr

Résumé

O seriado brasileiro intitulado “Sexo e as Negas” é uma paródia do sitcom norte americano “Sex and the City”. Seu criador, Miguel Falabella, foi criticado por racismo. Para os críticos a obra reproduz o estereótipo das mulheres negras brasileiras ao enfatizar, sobretudo, a sexualidade. As críticas ganharam visibilidade nas redes sociais, principalmente, no Facebook. O objetivo desse trabalho é analisar o conteúdo das mensagens dos usuários a fim de responder ao seguinte questionamento: quais disputas discursivas aparecem no debate do Facebook? É possível reconhecer, nos embates, a contraposição entre a imagem hegemônica de identidade nacional mestiça e a emergência de uma identidade negra brasileira? Parte-se da hipótese de que a disputa discursiva em torno do seriado “Sexo e as Negas” revela a tímida emergência do discurso da identidade racial negra brasileira. A investigação busca suporte teórico nos conceitos de esfera pública e democracia digital.  Os dados foram analisados a partir de metodologias quantitativas e qualitativas. Revelou-se que o discurso da identidade brasileira é fluido e instável.

Palavras chave: Discursos, mestiçagem, identidade negra, Sexo e as Negas, mídias

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Andréa Rosendo da Silva, UFPR
Comunicação Social
Viritiana Aparecida de Almeida, UFPr
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná PPGCP (UFPR). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFPR) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Midiaculturas, Poder e Sociedade”, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP)
Nelson Rosário de Souza, UFPr
Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Grupo de Pesquisa “Midiaculturas, Poder e Sociedade” (CPOP/PPGCP/UFPR). 
Publiée
2017-12-28
Comment citer
Silva, A. R. da, Almeida, V. A. de, & Souza, N. R. de. (2017). Facebook: recepção e conflitos entre identidades mestiça e negra no seriado “Sexo e as Negas”. Revista Urutágua, (36), 198-222. https://doi.org/10.4025/revurut.vi36.40625
Rubrique
Pensamento Social