Facebook: recepção e conflitos entre identidades mestiça e negra no seriado “Sexo e as Negas”

  • Andréa Rosendo da Silva UFPR
  • Viritiana Aparecida de Almeida UFPr
  • Nelson Rosário de Souza UFPr
Palavras-chave: Mídias Sociais

Resumo

O seriado brasileiro intitulado “Sexo e as Negas” é uma paródia do sitcom norte americano “Sex and the City”. Seu criador, Miguel Falabella, foi criticado por racismo. Para os críticos a obra reproduz o estereótipo das mulheres negras brasileiras ao enfatizar, sobretudo, a sexualidade. As críticas ganharam visibilidade nas redes sociais, principalmente, no Facebook. O objetivo desse trabalho é analisar o conteúdo das mensagens dos usuários a fim de responder ao seguinte questionamento: quais disputas discursivas aparecem no debate do Facebook? É possível reconhecer, nos embates, a contraposição entre a imagem hegemônica de identidade nacional mestiça e a emergência de uma identidade negra brasileira? Parte-se da hipótese de que a disputa discursiva em torno do seriado “Sexo e as Negas” revela a tímida emergência do discurso da identidade racial negra brasileira. A investigação busca suporte teórico nos conceitos de esfera pública e democracia digital.  Os dados foram analisados a partir de metodologias quantitativas e qualitativas. Revelou-se que o discurso da identidade brasileira é fluido e instável.

Palavras chave: Discursos, mestiçagem, identidade negra, Sexo e as Negas, mídias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Rosendo da Silva, UFPR
Comunicação Social
Viritiana Aparecida de Almeida, UFPr
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná PPGCP (UFPR). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFPR) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Midiaculturas, Poder e Sociedade”, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP)
Nelson Rosário de Souza, UFPr
Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Grupo de Pesquisa “Midiaculturas, Poder e Sociedade” (CPOP/PPGCP/UFPR). 
Publicado
2017-12-28
Como Citar
Silva, A. R. da, Almeida, V. A. de, & Souza, N. R. de. (2017). Facebook: recepção e conflitos entre identidades mestiça e negra no seriado “Sexo e as Negas”. Revista Urutágua, (36), 198-222. https://doi.org/10.4025/revurut.vi36.40625
Seção
Pensamento Social