Ensino de História e a Imprensa: diálogos possíveis para seu uso na reflexão sócio-histórica e cultural em sala de aula

  • Rodrigo Luis dos Santos Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

Resumo

Visamos neste artigo trazer algumas reflexões sobre a utilização da imprensa no campo da pesquisa histórica e, principalmente, em sala de aula. Nosso enfoque será sobre o uso dos jornais impressos, explicitando sua importância enquanto produto cultural, resultado do meio social no qual está inserido, mas também como agente modulador de padrões culturais e sociais, exercendo um papel ativo na sociedade. Com isso, por serem expressão materializada de intenções, objetivos, ideologias, afinidades e aversões, seja por parte de indivíduos ou de grupos, se constituem em fonte valiosa para compreensão do mundo, tanto no passado quanto no tempo presente. Além de análises do campo conceitual e teórico, também apontaremos para caminhos possíveis metodologicamente para a aplicação e utilização dos jornais na área do ensino da disciplina histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI
Doutorando em História (bolsista PROSUC/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e coordenador dos Cursos de Graduação em Licenciatura em História e Geografia, atuando também em Cursos de Especialização do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), além de ser membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestões 2016-2017 e 2018-2019) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), onde é vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Estudos Étnicos e Migrações (Coordenação 2017-2018). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018), onde também integra a Câmara Técnica. Associado ao Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus e acervos documentais e históricos; ensino de História e uso de fontes diversas em sala de aula. 
Publicado
2019-08-12
Como Citar
dos Santos, R. L. (2019). Ensino de História e a Imprensa: diálogos possíveis para seu uso na reflexão sócio-histórica e cultural em sala de aula. Revista Urutágua, (38), 96-108. https://doi.org/10.4025/revurut.vi38.41390
Seção
História