Mudanças nas crenças e expectativas de três alunas-professoras ao cursar um mestrado em ensino de inglês como segunda língua (TESOL) em uma universidade inglesa

  • Marcia Regina Pawlas Carazzai Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: crenças, expectativas, mudança, mestrado, TESOL

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as mudanças nas crenças e expectativas de três alunas-professoras ao cursar um mestrado em Ensino de Inglês como Segunda ou Outra Língua (‘Teaching English as a Second or Other Language’) em uma universidade inglesa. A coleta dos dados foi feita com um questionário contendo 47 perguntas abertas e semi-abertas, aplicado no início do curso, e com uma mensagem eletrônica (e-mail), enviada às alunas-professoras ao final do mestrado. A análise de dados seguiu uma perspectiva qualitativa, conforme o modelo de análise de domínio proposto por Spradley (1980). Os resultados sugerem que as participantes passaram de uma frustração, sobrecarga e falta de compreensão do que envolve a vida acadêmica no início do mestrado, para uma visão mais ampla, na qual aprenderam a apreciar os estudos na universidade e a dar sugestões para melhora do curso e de seu próprio desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Marcia Regina Pawlas Carazzai, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Mestre em Letras-Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava. http://lattes.cnpq.br/6219010579165633
Publicado
2009-01-06
Como Citar
Carazzai, M. R. P. (2009). Mudanças nas crenças e expectativas de três alunas-professoras ao cursar um mestrado em ensino de inglês como segunda língua (TESOL) em uma universidade inglesa. Revista Urutágua, 17(17), 63-73. https://doi.org/10.4025/revurut.v17i17.4807
Seção
Ensino & Educação