Mudanças nas crenças e expectativas de três alunas-professoras ao cursar um mestrado em ensino de inglês como segunda língua (TESOL) em uma universidade inglesa
Palavras-chave:
crenças, expectativas, mudança, mestrado, TESOL
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as mudanças nas crenças e expectativas de três alunas-professoras ao cursar um mestrado em Ensino de Inglês como Segunda ou Outra Língua (‘Teaching English as a Second or Other Language’) em uma universidade inglesa. A coleta dos dados foi feita com um questionário contendo 47 perguntas abertas e semi-abertas, aplicado no início do curso, e com uma mensagem eletrônica (e-mail), enviada às alunas-professoras ao final do mestrado. A análise de dados seguiu uma perspectiva qualitativa, conforme o modelo de análise de domínio proposto por Spradley (1980). Os resultados sugerem que as participantes passaram de uma frustração, sobrecarga e falta de compreensão do que envolve a vida acadêmica no início do mestrado, para uma visão mais ampla, na qual aprenderam a apreciar os estudos na universidade e a dar sugestões para melhora do curso e de seu próprio desenvolvimento.Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2009-01-06
Como Citar
Carazzai, M. R. P. (2009). Mudanças nas crenças e expectativas de três alunas-professoras ao cursar um mestrado em ensino de inglês como segunda língua (TESOL) em uma universidade inglesa. Revista Urutágua, 17(17), 63-73. https://doi.org/10.4025/revurut.v17i17.4807
Edição
Seção
Ensino & Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)