A dinâmica dos processos corporais e a construção do olhar clínico

  • Alberto Sumiya Universidade Estadual de Londrina

Resumen

A palavra corpo, apesar de ser usada em diferentes contextos, insere-se no senso comum com um significado singularizado, o que oferece a pretensa condição de que todos o entendem de forma homogênea, sem requerer processos mais sofisticados de reflexão, o que faz com que essa temática seja ainda mais banalizada no contexto biomédico. O objetivo principal desse trabalho é analisar a construção histórica e antropológica do conhecimento sobre o corpo estabelecendo relação de importância para a formação de profissionais da área da saúde. Realizou-se para tanto, um levantamento bibliográfico de livros e artigos que se reportavam ao assunto direta ou indiretamente, sem período de tempo definido para a seleção dos mesmos. Observou-se que o delineamento histórico confluiu para um tipo de raciocínio clínico extremamente especializado, no qual o corpo como elemento social e suporte da pessoa estão em segundo plano processo terapêutico.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alberto Sumiya, Universidade Estadual de Londrina
Fisioterapeuta formado pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ciências Sociais/antropologia da Saúde. Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
Publicado
2009-01-06
Cómo citar
Sumiya, A. (2009). A dinâmica dos processos corporais e a construção do olhar clínico. Revista Urutágua, 17(17), 11-17. https://doi.org/10.4025/revurut.v17i17.4843
Sección
Antropologia