Apontamentos sobre o Sistema de Ensino como mecanismo de dominação
Palavras-chave:
condições objetivas, sistema de ensino, educação, êxito, fracasso
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo abordar o sistema educacional através da perspectiva de Pierre Bourdieu. Este lança uma nova perspectiva de análise do sistema de ensino. Considera-o como meio de conservação social que legitima as desigualdades sociais. Para o autor, a tradição pedagógica se esconde atrás das idéias inquestionáveis de igualdade e universalidade, e os professores não se dão conta de que assumem um discurso de valorização do ethos das elites dominantes, tendo, portanto, como função e objetivo a manutenção e conservação da ordem social, a ordem de classes.Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2009-01-06
Como Citar
Mori, V. Y. (2009). Apontamentos sobre o Sistema de Ensino como mecanismo de dominação. Revista Urutágua, 17(17), 57-62. https://doi.org/10.4025/revurut.v17i17.5250
Edição
Seção
Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)