Mediações entre a Literatura e a Psicanálise: uma possibilidade de leitura do Complexo de Édipo-castração em “Lavoura Arcaica”

  • Ana Beatriz Germano Santos Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Palavras-chave: Freud, Complexo de Édipo-castração, Sexualidade, Lavoura Arcaica

Resumo

Muito se tem visto, ultimamente, acerca do diálogo entre linguagens distintas, como é o exemplo entre a Literatura e a Psicanálise, manifestando-se aí o lugar da crítica literária, que fornece estudos e materiais através da Crítica Psicanalítica. A partir de tal interação, torna-se possível analisar a produção literária à luz dos conceitos psicanalíticos. O objeto de pesquisa deste trabalho, o romance Lavoura Arcaica de Raduan Nassar, enseja considerações sobre o conceito fundamental do complexo de Édipo-castração proposto por Sigmund Freud, que aborda um percurso inconsciente vivenciado pela criança no período entre 3 e 6 anos de idade. As conseqüências psíquicas dessa vivência inconsciente marcam o sujeito de tal maneira, que vêm refletir nas suas relações já na vida adulta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Germano Santos, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Graduanda em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Integrante do Diretório do grupo de pesquisa "Literatura, Linguagem e Psicanálise" orientado pela Profª Msc Maria Sívia Antunes Furtado.
Publicado
2009-01-07
Como Citar
Santos, A. B. G. (2009). Mediações entre a Literatura e a Psicanálise: uma possibilidade de leitura do Complexo de Édipo-castração em “Lavoura Arcaica”. Revista Urutágua, 17(17), 124-128. https://doi.org/10.4025/revurut.v17i17.5281
Seção
Literatura