O presente como reflexo do passado: a memória como construtora da identidade na obra As Parceiras, de Lya Luft

  • Ana Paula Cantarelli Universidade Federal de Santa Maria

Résumé

A obra As Parceiras, de Lya Luft, aborda o universo feminino, enfocando as questões relacionadas ao matrimônio, à sexualidade, à solidão e ao isolamento. A partir de Anelise, a narrativa produz um grande espaço interior, no qual as demais personagens vagueiam em meio a recordações, em um pretérito-presente que contribui para (re)construir a identidade da protagonista. Essa narrativa construída de modo retrospectivo e as indagações existenciais desencadeadas pelo recurso da rememoração oferecem oportunidades para que vozes distintas se façam ouvir, algumas vezes ocupando o primeiro plano, outras revelando um passado que irrompe denso e complexo. Neste trabalho, analisamos como as lembranças que fazem parte da memória individual da narradora se organizam para “revelar” sua identidade, seu pertencimento ao grupo de mulheres que compõem sua família, e como essa identidade influencia suas atitudes, fazendo com que reproduza a trajetória do referido grupo.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Ana Paula Cantarelli, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria– UFSM; Aluna do Curso de Letras – Espanhol – UFSM; Bolsista de Iniciação Científica.
Publiée
2009-01-07
Comment citer
Cantarelli, A. P. (2009). O presente como reflexo do passado: a memória como construtora da identidade na obra As Parceiras, de Lya Luft. Revista Urutágua, 17(17), 114-123. https://doi.org/10.4025/revurut.v17i17.5287
Rubrique
Literatura