Um balanço da estratificação educacional brasileira: como reduzir as desigualdades educacionais?

  • Giselle Carino Lage UFRJ
Palavras-chave: Estratificação educacional, Desigualdades Educacionais, Políticas Públicas, Saeb, FUNDEF.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os limites e os avanços em relação à redução das desigualdades educacionais no Brasil. Para tanto, apresento um panorama relativo à expansão e à estratificação do sistema de ensino básico brasileiro, a partir da perspectiva de Nelson do Valle Silva, bem como articulo a discussão sobre duas políticas públicas – o FUNDEF e o Saeb – direcionadas a melhoria da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Carino Lage, UFRJ
Bossui bacharelado e licenciatura plena em Ciências Sociais pela UFRJ (2007). É mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da escola, desempenho escolar, acesso ao ensino superior e etnografia da sala de aula. http://lattes.cnpq.br/1456860634482007
Publicado
2009-05-11
Como Citar
Lage, G. C. (2009). Um balanço da estratificação educacional brasileira: como reduzir as desigualdades educacionais?. Revista Urutágua, (18), 145-156. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i18.6259
Seção
Sociologia da Educação