Turismólogo: um profissional dependente da concepção predominante de turismo

  • Rodrigo Machado GEP-TEA Projeto Cabuçu
Palavras-chave: Turismólogo, Turismo, formação, atuação profissional.

Resumo

o texto busca observar o turismólogo como um profissional crítico em relação à realidade que o cerca, assim como da própria atividade à qual dedica seu olhar e seu trabalho: o turismo como fenômeno ou prática social. A partir do relato de uma experiência ainda em curso, originada na criação de um método de planejamento turístico participativo e da parceria entre uma organização não-governamental e uma faculdade privada, este texto pretende descrever o projeto de planejamento turístico do bairro Cabuçu, em Guarulhos (SP). Os procedimentos que tornaram possível tal relato foram a observação participante e assistemática de quem conduziu o processo. Por ora os resultados tangem ao registro e organização dos trabalhos, de forma a apresentar dados e informações sobre as experimentações de visitas técnicas ao local, assim como os atores envolvidos. Além disso, observa-se a execução das fases do referido método e a produção acadêmica de estudantes do curso de Turismo da faculdade mencionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Machado, GEP-TEA Projeto Cabuçu
Turismólogo, especialista em Planejamento Turístico e em Gestão Ambiental. Mestrando em Educação. Atuou como coordenador do CEDOC-TUR (curso de Turismo Faculdade Torricelli - Guarulhos, SP). Integrante - pesquisador - do GEP-TEA (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Turismo, Educação e Ambiente) da ONG Projeto Cabuçu de Desenvolvimento Local. Atuação há quatro anos com experimentações do parque urbano como espaço promotor da educação ambiental crítica. Educador do Espaço Vida do Parque Villa-Lobos (SP) pelo Instituto Samuel Murgel Branco (ISMB).
Publicado
2009-05-11
Como Citar
Machado, R. (2009). Turismólogo: um profissional dependente da concepção predominante de turismo. Revista Urutágua, (18), 176-187. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i18.6370
Seção
Turismo