A construção de valor simbólico como direcionamento estratégico para o Design

  • Maria Luiza Almeida Cunha de Castro Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Abstract

O design tem sido incentivado no Brasil por meio de políticas públicas específicas que se integram com as políticas de desenvolvimento no âmbito de Arranjos Produtivos Locais. Entretanto, muitas vezes a tentativa de implantação de metodologias não é bem sucedida, devido a uma falta de compreensão de qual é o verdadeiro potencial do design e de quais são as condições necessárias para que ele efetivamente seja reconhecido como valor dentro e fora das empresas. Este artigo propõe um processo de construção simbólica do valor do design como direcionamento estratégico para o seu desenvolvimento, a partir das características dos territórios onde as metodologias estão sendo implantadas. Após a introdução do tema, analisa-se alguns aspectos desta proposta no momento da mobilização de um território, no momento da diversificação de sua produção e no momento da conquista de novos mercados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Destre em teoria da arquitetura e urbanismo9UFMG), doutoranda em desenvolvimento sustentável(NAEA/UFPA), professora assistente Cursos de arquitetura e urbanismo e design de interiores- UFU http://lattes.cnpq.br/6663358391005315
Published
2009-10-13
How to Cite
Castro, M. L. A. C. de. (2009). A construção de valor simbólico como direcionamento estratégico para o Design. Revista Urutágua, (20), 121-129. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i20.6716