A construção de valor simbólico como direcionamento estratégico para o Design

  • Maria Luiza Almeida Cunha de Castro Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: Design, territórios, valor simbólico

Resumo

O design tem sido incentivado no Brasil por meio de políticas públicas específicas que se integram com as políticas de desenvolvimento no âmbito de Arranjos Produtivos Locais. Entretanto, muitas vezes a tentativa de implantação de metodologias não é bem sucedida, devido a uma falta de compreensão de qual é o verdadeiro potencial do design e de quais são as condições necessárias para que ele efetivamente seja reconhecido como valor dentro e fora das empresas. Este artigo propõe um processo de construção simbólica do valor do design como direcionamento estratégico para o seu desenvolvimento, a partir das características dos territórios onde as metodologias estão sendo implantadas. Após a introdução do tema, analisa-se alguns aspectos desta proposta no momento da mobilização de um território, no momento da diversificação de sua produção e no momento da conquista de novos mercados.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Destre em teoria da arquitetura e urbanismo9UFMG), doutoranda em desenvolvimento sustentável(NAEA/UFPA), professora assistente Cursos de arquitetura e urbanismo e design de interiores- UFU http://lattes.cnpq.br/6663358391005315
Publicado
2009-10-13
Como Citar
Castro, M. L. A. C. de. (2009). A construção de valor simbólico como direcionamento estratégico para o Design. Revista Urutágua, (20), 121-129. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i20.6716