A construção de valor simbólico como direcionamento estratégico para o Design
Palavras-chave:
Design, territórios, valor simbólico
Resumo
O design tem sido incentivado no Brasil por meio de políticas públicas específicas que se integram com as políticas de desenvolvimento no âmbito de Arranjos Produtivos Locais. Entretanto, muitas vezes a tentativa de implantação de metodologias não é bem sucedida, devido a uma falta de compreensão de qual é o verdadeiro potencial do design e de quais são as condições necessárias para que ele efetivamente seja reconhecido como valor dentro e fora das empresas. Este artigo propõe um processo de construção simbólica do valor do design como direcionamento estratégico para o seu desenvolvimento, a partir das características dos territórios onde as metodologias estão sendo implantadas. Após a introdução do tema, analisa-se alguns aspectos desta proposta no momento da mobilização de um território, no momento da diversificação de sua produção e no momento da conquista de novos mercados.Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2009-10-13
Como Citar
Castro, M. L. A. C. de. (2009). A construção de valor simbólico como direcionamento estratégico para o Design. Revista Urutágua, (20), 121-129. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i20.6716
Seção
Políticas Públicas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)