Temas de Tecnologia Farmacêutica
Resumo
Tema 1:Plantas da medicina tradicional chinesa:Estudos de estabilidade são realizados após o desenvolvimento de uma nova formulação, com intuito de prever, determinar ou acompanhar o seu prazo de validade. Estudo de estabilidade acelerada são projetados para acelerar a degradação química e/ou mudanças físicas de um produto farmacêutico em condições forçadas de armazenamento. A Medicina Tradicional Chinesa, incluída no SUS desde o ano 2006, baseia-se na divisão do universo entre dois princípios: yin e yang, que são subdivididos em fases de regulação, e são estas fases que mantêm o organismo em equilíbrio.
Tema 2: ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE PREENCHEDORES DÉRMICOS EM DIFERENTES TEMPERATURAS
Os preenchedores de ácido hialurônico (AH) são os procedimentos estéticos mais populares e realizados no mundo. São compostos por biopolímeros biocompatíveis, e são amplamente utilizados para hidratação, aumento do volume facial e correção de rugas. Várias marcas de preenchimentos estão atualmente disponíveis no mercado, e suas características reológicas são extremamente variáveis. A reologia é uma área da física que estuda a deformação de uma amostra sob a influência de tensões. É de extrema importância diferenciar características como a extrusão do filler da seringa e sua degradação in vivo. Objetivo: Compreender como a influência da temperatura pode alterar as propriedades reológicas em preenchedores de AH.
Tema 3:
FILMES ODONTOLÓGICOS CONTENDO MICROPARTÍCULAS DE EXTRATO VEGETAL PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS PERIODONTAIS
As doenças periodontais estão entre as mais comuns do mundo incluindo a periodontite, tornando se cada vez mais séria. Dentre os diversos fatores etiológicos da doença destacam-se, além da higiene oral precária, o tabagismo, infecções bacterianas no periodonto e fatores genéticos. Limonium brasiliense, conhecido como baicuru, é uma planta que apresenta atividade bacteriostática, antioxidante, antiviral e anti-inflamatória demonstrando grande potencial no tratamento da periodontite.
Downloads
Referências
Faivre J, Gallet M, Tremblais E, Trévidic P, Bourdon F. Advanced Concepts in Rheology for the Evaluation of Hyaluronic Acid-Based Soft Tissue Fillers. Dermatol Surg. 2021 May 1;47(5):e159-e167.
Zerbinati N, Sommatis S, Maccario C, Capillo MC, Grimaldi G, Alonci G, et al. Toward Physicochemical and Rheological Characterization of Different Injectable Hyaluronic Acid Dermal Fillers Cross-Linked with Polyethylene Glycol Diglycidyl Ether. Polymers (Basel). 2021 Mar 19;13(6):948.
Zerbinati N, Capillo MC, Sommatis S, Maccario C, Alonci G, Rauso R, et al. Rheological Investigation as Tool to Assess Physicochemical Stability of a Hyaluronic Acid Dermal Filler Cross-Linked with Polyethylene Glycol Diglycidyl Ether and Containing Calcium Hydroxyapatite, Glycine and L-Proline. Gels. 2022 Apr 23;8(5):264.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.