Associação entre os polimorfismos do gene MTHFR e o desenvolvimento de depressão
Abstract
A depressão é uma doença de causas multifatoriais, dentre essas causas há a estabelecida relação entre baixos níveis séricos de folato (vitamina B9) de desenvolvimento da doença. Sabe-se que deficiências orgânicas de vitaminas, não se limitam apenas a sua baixa ingesta na alimentação, mas que relacionam-se também com falhas no metabolismo destas vitaminas. Dessa forma, o presente artigo trata-se de uma revisão de literatura atual a respeito de polimorfismos do gene que afetam a síntese da enzima Metilenotetrahidrofolato Redutase (MTHFR), e por consequência do metabolismo da B9, relacionando-os a uma possível maior prevalência de transtornos depressivos. O folato possui um papel crucial na manutenção do sistema nervoso central, sendo a MTHFR responsável por sua conversão em uma forma circulatória prevalente que desempenhará um papel chave no desempenho de diversas funções nervosas importantes, dentre elas a síntese de neurotransmissores cujo a falta está relacionada ao desenvolvimento de depressão. O artigo coloca ênfase no polimorfismo C677T (SNP rs1801133) do gene MTHFR, não se limitando a ele contudo. Diversos estudos genéticos evidenciaram uma associação positiva, principalmente entre o polimorfismo C677T e uma maior prevalência de transtorno depressivos; esses estudos foram realizados em diversas partes do planeta, pesquisando assim populações heterogêneas.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.