Prevalência e fatores associados ao uso de benzodiazepínicos em mulheres idosas polifarmácia de uma unidade básica de saúde em região do norte do Paraná
Abstract
O estudo analisou 727 prontuários de idosas acima de 60 anos de uma Unidade de Saúde em uma região do norte do Paraná. Foram selecionadas idosas que utilizavam mais de 4 medicamentos e que faziam uso de benzodiazepínicos de forma contínua. selecionando 62 mulheres. A idade de maior prevalência esteve entre 60 e 69 anos. Houve maior número de idosas cuja escolaridade se limitava ao ensino fundamental completo.O benzodiazepínico mais relatado foi o Clonazepam e o tempo de prescrição do fármaco foi maior que 5 anos. Ademais,foi avaliado presença de potenciais interações medicamentosas,desses,em sua maioria associando benzodiazepínicos aos antidepressivos tricíclicos.Em resumo, estudo buscou identificar inferir sobre as causas e fatores associados ao atual cenário de prescrições em idosas suscetíveis aos riscos do uso de benzodiazepínicos e polifarmácia. Acreditando, dessa forma, na importância dos profissionais na identificação e acompanhamento dessas pacientes.
Downloads
References
2 Franco Tafner Cossa L, Pizzo Pereira L, Cruz Magalhães T, De Oliveira Silva I, Gastaldelo V, Morandin Gambaroto Milan de Andrade G, et al. Estudo sobre o uso de benzodiazepínicos em idosos. Braz J Implantol Health Sci. 2024 Feb 9;6(2):923-36.
3 MENDONCA, Reginaldo Teixeira; CARVALHO, Antonio Carlos Duarte de. O consumo de benzodiazepínicos por mulheres idosas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto. 2005 Ago 1(2).
4 Naloto DCC, Lopes FC, Barberato Filho S, Lopes LC, Del Fiol FdS, Bergamaschi CdC. Prescrição de benzodiazepínicos para adultos e idosos de um ambulatório de saúde mental. Ciênc saúde coletiva. 2016 Apr;21(4):1267-76.
5 VIEL, A. M., Ribeiro-Paes, João Tadeu, Stessuk, T., Santos, L. Interações medicamentosas potenciais com benzodiazepínicos em prescrições médicas de pacientes hospitalizados. Rev Ciênc Farm Básica Apl. 2014;35(4):589-596.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.